Golpe do boleto: Condomínios devem ficar alertas

boleto-pirataVem crescendo nos últimos meses um novo golpe aplicado pela internet e até mesmo pelos Correios. São os boletos bancários falsos, em que o nome de uma empresa e os dados do cliente estão corretos, mas alguns números no código de barras são alterados. Desta forma, o pagamento feito pelo sacado é redirecionado para uma conta corrente da quadrilha.

Como reconhecer o boleto falso enviado pela internet

No fim das contas, o Condomínio apesar de ter pagado a conta passa a ser considerado inadimplente pela empresa credora. A fraude de boleto é um crime típico do Brasil, já que esses documentos são bastante utilizados pelos bancos brasileiros. Quando não são cobranças que chegam através de correspondência, que também pode estar adulterada pelas quadrilhas que agem no país, a solicitação de segunda via de boletos de pagamento feita através da internet pode resultar em um documento adulterado, caso o computador da vítima tenha sido previamente infectado com um vírus pela quadrilha.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o setor investe cerca de R$ 20,6 bilhões por ano em tecnologia da informação, incluindo ferramentas destinadas a evitar tentativas de fraudes. Segundo a instituição, “fortalecer a segurança é uma das prioridades dos bancos, porque tanto as instituições financeiras quanto os consumidores são vítimas dessa situação.” O desafio, diz a Febraban, é desenvolver formas de identificação e autenticação que impossibilitem as fraudes sem dificultar o acesso aos serviços.

Os bancos procuram alertar os clientes para evitar as fraudes, mas não fazem nenhum esforço para entender porque eles caíram em golpes como o do boleto falso e, tanto eles, como a empresa que deveria ter recebido o pagamento, mas o dinheiro foi desviado para ciber criminosos alegam que suas responsabilidades estão excluídas já que o fato foi ocasionado por terceiros.

Saiba como evitar pagar o boleto falso

Conteúdo: Nota Bene Editora | Designed by HospedaNit.