Condomínios que possuem câmeras de segurança conectadas à internet podem participar do Programa 190 Integrado, a central da Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ) que recebe chamadas de ocorrências. O anúncio foi feito por um representante da PM presente à reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, no dia 13 de março.
As câmeras dos condomínios de Niterói e São Gonçalo integradas ao 190 poderão agilizar a chegada da PM em casos de emergência. Segundo o Major Davi, da Subsecretaria de Comando e Controle, uma placa com a logo do projeto instalada na frente dos locais também pode ajudar a inibir os delitos, os quais, se cometidos, resultarão na execução do flagrante.
Os condomínios interessados em compartilhar as imagens de suas câmeras, alarmes e sensores podem fazer o cadastro no site da Policia Militar. O dispositivo precisa ter conexão com a internet e a câmera estar voltada para um local público, além de ter capacidade de armazenamento das imagens por 90 dias.
Saiba como aderir
Para aderir ao 190 integrado, o interessado deve realizar um cadastro por meio do sistema SEI, enviando toda documentação necessária.
Passo 1: Criar uma conta de USUÁRIO EXTERNO no Sistema SEI através do link: www.portalsei.rj.gov.br
Passo 2: Com o usuário criado, acessar o sistema e selecionar a opção PROCESSO NOVO no menu lateral. A opção fica na opção Posicionamento
Passo 3: No campo Tipo de Processo, selecionar uma das opções: SEPM: Chamamento público – videomonitoramento; ou SEPM: Chamamento público – alertas e sensores.
OBS: Para compartilhar apenas câmeras, utilizar a opção: Chamamento público – videomonitoramento
Para compartilhar alertas, sensores e dados (mesmo que também incluam vídeos ou imagens) utilizar a opção: Chamamento público – alertas e sensores.
Passo 4: Para preencher os campos do formulário, seguir os seguintes procedimentos: No campo especificação, preencher o nome da empresa ou órgão público. Finalizar o cadastro com as informações solicitadas na sequência.
Na opção DOCUMENTOS PESSOAIS, anexar o RG, CPF e o comprovante de residência (sede da empresa ou órgão público nos casos de Pessoas Jurídicas).
Na opção DOCUMENTOS COMPLEMENTARES, informar todos os documentos solicitados no campo Tipo de Documento.