A conta de luz da Enel está 6,01% mais cara a partir de hoje (15/03) para os consumidores residenciais de Niterói e mais 65 municípios fluminenses atendidos pela concessionária de energia elétrica. Para os consumidores conectados em baixa tensão, como os condomínios comerciais, o reajuste é de 6,18%. A revisão tarifária foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que também reduziu em 4,91% o custo da energia de alta tensão para grandes empresas.
O reajuste da Enel RJ foi feito a partir de um processo chamado “revisão tarifária periódica”, realizado, em média, a cada cinco anos. A empresa estava querendo um reajuste de 15,83% para as contas residenciais, alegando sofrer grandes perdas com os furtos de energia (os ‘gatos de luz’). A Aneel, no entanto, decidiu que ainda será reavaliada a metodologia de cálculo das perdas não técnicas da Enel RJ (os ‘gatos’), mas seus efeitos somente terão impacto a partir de 2024.
Segundo a Aneel, os custos da Enel RJ são maiores para atender os consumidores conectados em baixa tensão, por isso a diferença entre os dois grupos. Enquanto os consumidores da alta tensão terão queda na tarifa de energia, os consumidores em baixa tensão terão alta.
Também contribuiu para a diferença de reajuste entre os dois grupos o fim do desconto aos consumidores rurais, que fazem parte da baixa tensão.