A conta de luz da Enel (antiga Ampla) vai aumentar 2,48% no domingo, 15 de março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste pelo impacto que a alta do dólar provoca sobre os custos de distribuição da empresa. No Rio, as contas da Light vão subir 5,98%.
Enel Rio tem a tarifa de energia mais cara do Brasil. Já a tarifa da Light está na quarta posição desse ranking. Segundo Elisa Bastos, diretora da Aneel, “as cotas de Itaipu têm impacto sobre todas as distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste”.
A diretora da Aneel considerou ainda que o Estado do Rio de Janeiro cobra uma tarifa elevada de ICMS, “que representa 22% das receitas das distribuidoras”, acrescentou Elisa Bastos.
A Enel Distribuição Rio atende a 3,6 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos no Estado do Rio. É uma população de 7,8 milhões de pessoas, distribuídas em 66 municípios fluminenses.
A Light atende a 4,1 milhões de clientes localizados em 31 municípios do Rio de Janeiro, principalmente na região metropolitana.
Quando a conta chega ao consumidor, ele paga pela compra da energia (custos repassados às usinas), pela transmissão (custos da transmissora responsável pelo transporte da eletricidade) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de subsídios e impostos.