Mais de uma centena de síndicos, administradores, representantes de condomínios e contabilistas lotaram o auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac) participando do Encontro Especial de Síndicos 2013. Promovido pelo Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Niterói e São Gonçalo (SinCond), durante o evento realizado no sábado 9/11, foram debatidos a obrigatoriedade da vistoria predial nas construções, os direitos trabalhistas dos empregados, dicas de segurança contra incêndio e pânico, e as questões relativas ao ordenamento urbano.
Com apoio da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Senac, o Encontro Especial de Síndicos contou, este ano, com os palestrantes Rubens Mascarenhas da Gama, advogado e perito judicial em Engenharia; o advogado trabalhista do SinCond, Índio do Brasil Cardoso; o oficial do Corpo de Bombeiros do Rio, tenente Christiano Rodrigues Vieira; e o secretário municipal de Ordem Pública de Niterói, coronel PM Marcus Jardim Gonçalves.
Como anfitriões, formaram a mesa principal o presidente do SinCond, Alberto Machado Soares; o tesoureiro da entidade, Nestor Porto de Oliveira Neto; e a diretora Marli Thereza de Barros Sales Barrozo. Após o credenciamento dos presentes foi servido um café da manhã aos inscritos para o evento. Durante a abertura o presidente Alberto Machado saldou os participantes e todos ouviram o Hino Nacional Brasileiro. Foram arrecadados 140 quilos de alimentos não perecíveis, doados à Casa de Acolhimento Cantinho dos Anjos, de São Gonçalo, que atende crianças carentes.
- Perito diz que vistoria predial deve seguir normas da ABNT
- Advogado lembra que aviso prévio pode ser de até 90 dias
- Bombeiros recomenda inspeção nos extintores a cada dez dias
- Secretário de Ordem Pública quer divulgar Código de Posturas
- Instituição recebe alimentos doados pelos Síndicos
- Veja aqui as fotos dos participantes do Encontro Especial de Síndicos – 2013
No intervalo entre as palestras, diversos brindes, como vasos de plantas, eletrodomésticos e outros presentes, foram sorteados aos síndicos. Um filme produzido especialmente para síndicos e moradores de condomínios foi exibido, com informações a cerca do comportamento ideal no dia a dia de um prédio.
Na avaliação do presidente Alberto Machado, o Encontro foi extremamente produtivo, sendo considerado um sucesso por todos os presentes. “Estamos felizes e bastante satisfeitos com o resultado alcançado. Desde 2005 que organizamos o Encontro e, para 2014, estamos pensando em dois eventos. As dúvidas, dificuldades e questionamentos de todos nós são muito grandes. Atividades como essa servem para esclarecimento geral, tomada de posições conjuntas e confraternização de todos”, ressaltou o presidente do SinCond.
Por sua vez, Nestor Porto, lançou a bandeira de luta para o próximo ano. “Vamos procurar apoio em Brasília, fazer contato com parlamentares da região de Niterói e São Gonçalo e iniciar uma batalha para que os condomínios sejam isentos do pagamento das contribuições previdenciárias, vez que suas atividades não têm fins lucrativos. Temos que estar unidos em torno das causas comuns e apoiar o SinCond para obtermos sucesso”, disse Nestor.