Os síndicos precisam estar atentos para um problema comum na maioria de seus condomínios. É que pouca gente se lembra de que “o barato sai caro”, e ao utilizar funcionários do Condomínio para realizar pequenos serviços em seus apartamentos acaba criando uma situação que pode desaguar, futuramente, em uma reclamação trabalhista por parte do empregado.
Todas as convenções e regulamentos condominiais, de um modo geral, já advertem para a proibição de funcionários do prédio executar serviços para moradores além das atribuições contratuais firmadas com os Condomínios.
Assim, além de o condômino estar ferindo a regra condominial ao utilizar funcionários do edifício em serviços na sua unidade, está também criando um problema futuro para todos os co-proprietários.
Isto porque o empregado pode vir a reclamar o pagamento de horas extras pelos serviços executados nos apartamentos. Há, também, a possibilidade deste funcionário sofrer algum tipo de acidente que resulte em ferimentos (leves ou graves), e o Condomínio acabar responsabilizado pela cobertura do dano, o que, em última análise, significa dizer que todos os condôminos pagarão pelo erro de um.
O melhor para evitar esses riscos é evitar que funcionários do Condomínio prestem serviços particulares nos apartamentos, ainda que estes sejam executados após a hora de trabalho deles ou em seus dias de folga.